FORMAÇÃO

O projeto Coleção Cinema Campineiro ofereceu uma Oficina de Introdução à Preservação Audiovisual, ministrada por Débora Butruce, no dia 29/03, das 16h às 18h, no espaço cultural Fêmea Fábrica, em Campinas.

Débora Butruce é preservadora audiovisual, restauradora de filmes e curadora com mais de 24 anos de experiência. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, trabalhou nas principais instituições de patrimônio audiovisual brasileiras. Tem atuado como coordenadora técnica em projetos de digitalização e restauração do cinema brasileiro, em filmes como A RAINHA DIABA (Antonio Carlos da Fontoura, 1974), IRACEMA (Jorge Bodanzky e Orlando Senna, 1974), A HORA DA ESTRELA (Suzana Amaral, 1985) e A MULHER DE TODOS (Rogério Sganzerla, 1969), entre outros, e também no projeto Coleção Cinema Campineiro. É idealizadora da Mostra Internacional de Filmes Domésticos e membra fundadora da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).
Na oficina foram abordados aspectos conceituais e técnicos da área de preservação audiovisual, com enfoque em filmes domésticos e amadores nos formatos 8mm, Super-8 e 16mm.

A atividade foi gratuita e aberta a todos, tendo recebido mais de 60 inscrições. Foram priorizadas pessoas de Campinas e 29 pessoas participaram da atividade.